Farmácia Agafarma. Sinta-se bem, sinta-se em casa

Destaques

Sinta-se bem na sua casa: Decoração com cara de obra inacabada deixa ambiente rústico e moderno.

 

Confira a sequencia de dicas para decoração do ‘Sinta-se bem na sua casa’, e repagine a seu lar gastando pouco!

A decoração com cara de obra inacabada está em alta pelos lares mais modernos e despojados. A ideia de que a obra foi parada ao meio é que dá o charme ao projeto, e o uso de cimento queimado, concreto, canos e tijolos aparentes ajuda a compor esse ambiente.

Paredes com tijolinho à vista deixam a casa com cara de obra inacabada. A decoração rústica, típica das casas de campo e interior, é caracterizada por elementos que remetem à natureza, como flores, objetos feitos de materiais naturais, como pedras e troncos, e acabamentos rudimentares.

Quem é fã do estilo, mas vive em um ambiente moderno, não precisa abrir mão da preferência. Segundo a arquiteta Andrea Parreira, é possível unir o rústico ao urbano em um mesmo local sem deixá-lo sobrecarregado ou cafona. A prática, que é tendência de decoração, mescla os dois estilos, criando espaços sofisticados e acolhedores na medida certa.

Pequenos truques, como o uso de flores ou madeira, já são suficiente para modificar espaços modernos e deixá-los com o ar campestre.

Quarto

Nos dormitórios, as camas são uma maneira legal de incorporar os toques de campo no ambiente. Outra dica é investir nos pisos frios ou de madeira, que, segundo a arquiteta, tornam a decoração mais elegante e harmoniosa.

Sala

“Neste ambiente, podem ser introduzidas cortinas e tapeçaria típicas”, sugere a especialista. No hall de entrada, aposte nos aparadores em madeira antiga e luminárias.

Na medida certa

È preciso ter cuidado para não sobrecarregar o ambiente. “Na decoração rústica, os objetos e mobílias são mais pesados e, portanto, não devem ser utilizados em excesso”, ensina Andrea. Para amenizar esta característica, a arquiteta sugere o uso de revestimentos leves nos objetos. “Os revestimentos são ponto chave para unir a cidade ao campo”, afirma.

Outra dica é não abusar da quantidade de mobília e itens de decoração. “A medida certa é aquela que deixa sempre espaço para circulação de pessoas e permite a entrada de luz no ambiente”, conta.

Decoração de casas pequenas e simples

Há muitas razões para se querer um decor simples, seja por gostar de um estilo mais minimalista e clean, por valorizar simplicidade, praticidade e funcionalidade, ou mesmo por não desejar gastos desnecessários ou estar com a situação financeira apertada. De qualquer modo, seja qual for seu motivo, saiba que simplicidade não significa chatice, ‘sem gracice’, muito menos decoração pobre, e vamos tentar provar isso com as sugestões a seguir!

Parede em destaque

Se você pretende criar uma decoração de casa simples e barata, a ideia de repaginação do quarto com tinta atende suas expectativas. Pintar a cabeceira na parede é uma maneira de economizar uma grana com tal objeto, mas que resulta em um trabalho incrível e impactante.

Determine a parede em que a cama vai ficar encostada e pinte-a de uma só cor. Depois é só escolher o detalhe que você vai fazer para a área da cabeceira.

Não fica perfeito em um quarto de casal pequeno? Você pode inclusive fabricar seu próprio estêncil para fazer padrões simples, como os geométricos ou marroquinos. Para isso, basta baixar um padrão da internet e recortá-lo de forma que fique vazado e, então, usá-lo para demarcar os desenhos na parede.

Nesse quarto de bebê foram usados spots de LED e os nichos serviram para expor alguns enfeites e brinquedinhos da criança.

Parede Chevron

Seguindo ainda a ideia acima, aqui vai uma bem legal: uma parede com estampa chevron (ziguezague) feita por suas próprias mãos! É uma opção perfeita para dar estilo ao cômodo e deixá-lo cool e descolado. E o melhor de tudo: é barato

Porta toalhas

Se você gosta de decoração de casas simples, deve incluir o banheiro em seus planos, afinal, ele também é parte da casa e merece atenção. Se o espaço for reduzido e você não tiver um cantinho para colocar um móvel com toalhas, dá para criar o porta toalhas você mesma, será um item personalizado e bem baratinho!

Resgate latas (tipo de achocolatado) e cubra-as com tecido. Use fita de cetim para fazer o acabamento nas bordas. Depois pinte uma placa de MDF e cole as latas na tábua. Para finalizar, pendure o porta toalhas em uma parede sem graça do banheiro ou lavabo.

Papel contact

Outra forma de dar um up no lavabo, caso você não queira partir para o tradicional papel de parede, é usar papel contact, como fez o Eduardo do site ‘Homens da Casa‘. Veja como o resultado ficou surpreendente:

Dupla de cores

Se a sala é pequena, usar um sofá de canto já ajuda a deixar o ambiente maior. Para uma decoração simples na sala, aposte em duas cores que sejam harmônicas.

Nesse projeto, a sala ganhou a cor amarela e verde na decoração. Uma das paredes pintadas de amarelo cria a base para o restante da decoração. Os objetos decorativos (almofadas, castiçais, quadros e flores) mesclam entre as duas cores e deixam a sala decorada e aconchegante. A princípio você pensaria que esses tons não ficariam bem juntos, que pareceria a seleção brasileira, mas eles funcionaram muito bem e isso é devido à escolha certeira dos tons terrosos.

Adesivos de ladrilhos

Cozinha sem graça não é tendência, então atualizar esse cantinho também é uma forma de incluir o ambiente no restante da decoração simples para casa.

Para a cozinha toda branca de azulejos quadrados, aposte em adesivo de azulejo hidráulico (isso mesmo, não é preciso nem quebrar, basta colar o adesivo diretamente no azulejo). Faça um barrado de diferentes azulejos. Na bancada distribua alguns objetos coloridos, como espátulas e itens de silicone e pronto, você acaba de alegrar o ambiente!

Mas atenção: se a casa é pequena e com ambientes integrados, como sala de jantar e cozinha americana é preciso pensar em uma decoração que combine entre os ambientes. O projeto a seguir é um exemplo de sucesso: a cozinha toda branca e limpa ganhou adesivos de azulejo hidráulico que combinam com os itens dispostos. O balcão de granito preto São Gabriel teve a base pintada de bordô, o que remeteu ao assento das cadeiras da sala de jantar que tem a mesma cor do balcão.

Enfeite rústico

Para criar uma decoração de casa simples e rústica, comece pelo aparador da sala. Você precisará de vidros de diferentes formatos e cordas variadas. Coloque as cordas dentro dos vidros, e depois posicione o enfeite. A ideia é diferente e barata.

Molduras baratas

A parede branca e sem graça do corredor também pode (deve) ser decorada. Compre molduras diferentes em lojas tipo R$ 1,99, e depois pinte-as de diferentes cores. Quando as molduras já estiverem secas, basta pendurá-las na parede e fazer a composição que desejar. Se você prefere algo mais delicado e clean, simples, compre molduras branquinhas, fica lindo igual.

Painéis para recados

Vamos fazer uma decoração simples e barata no home office?. Compre painéis de cortiça e cubra com tecido que combine com o ambiente, depois é só pendurá-los sobre a escrivaninha e usá-los para deixar lembretes e fotos de pessoas e coisas importantes para você. Assim o trabalho fica mais agradável!

Sua cor preferida nos objetos

A sala com móveis claros ajuda a dar impressão de ambiente maior, e isso é fundamental na decoração de casas simples pequenas. Mas para personalizar o ambiente e dar um pouco de vida, aposte em alguns itens de decoração com cores. Escolha uma cor neutra (como bege, creme, branco, cinza) para pintar todo o cômodo e use tons variados dessa cor nos móveis, cortinas e tapetes. Agora eleja sua cor favorita, como no projeto que usou o vermelho, ou mescle duas cores para aplicar em alguns objetos. Não é necessário abusar na decoração, assim o ambiente não fica muito carregado, mas dar seu toque pessoal é fundamental para que ele fique aconchegante e estiloso.

Tem uma coleção de itens em casa e não sabe onde expor? Coloque tudo na parede! Monte composições inusitadas com quadros e outros objetos que signifiquem algo para você e sua família, quebre as regras e crie algo original.

E se você não sabe o que colocar, uma alternativa é baixar posters aleatórios da internet e mandar imprimir em uma gráfica. Basta selecionar imagens com boa resolução e mandar ver. Bandas, cantores, filmes, séries, animais, países, hobbies… A imaginação não tem limites!

O que achou das dicas de decoração de casas simples? Não é preciso gastar fortunas ou ter ambientes grandes para decorar. A função desse post é te ajudar a deixar os cômodos do seu lar mais belos e atraentes, com seu jeitinho, sem gastar muito e sem trabalho árduo. Para isso abuse das ideias e crie seus próprios itens decorativos… Mas não se esqueça de voltar aqui para nos mostrar como ficou!