Farmácia Agafarma. Sinta-se bem, sinta-se em casa

Destaques

Saiba tudo sobre Aftas

A afta pode ser causada pela imunidade baixa, após o consumo de alimentos muito ácidos ou gordurosos ou devido a uma mordida ou a feridas provocadas pelos aparelhos dentários, por exemplo. Além disso, a ingestão de alguns medicamentos, situações de estresse, problemas gástricos, a acidez do estômago ou a deficiência nutricional também podem causar aftas na boca.

As aftas podem aparecer em qualquer parte do interior da boca, como nas gengivas, na língua, na bochecha ou até mesmo na garganta e por não serem lesões causadas por microrganismos, as aftas não passam de uma pessoa para outra.

Geralmente, as aftas desaparecem naturalmente em cerca de 1 a 2 semanas, no entanto, o uso de remédios caseiros pode acelerar a sua cicatrização.

  • Como eliminar as aftas

Existem algumas dicas que ajudam a aliviar a dor e a inflamação da afta e a acelerar a sua cicatrização, como:

Fazer bochechos de água morna e sal cerca de 3 vezes por dia, pois o sal tem propriedades antissépticas, mantendo a região da afta limpa e acelerando a cicatrização.

  • Adicione 1 colher de chá de sal grosso em 1 copo de água morna e mexer bem e faça gargarejo.
  • Colocar um pedaço de gelo sobre a afta ajuda a aliviar a dor e a inflamação;
  • Aplicar um pouco de mel na afta com a ajuda de um cotonete, pois o mel tem ação cicatrizante.

Além disto, é importante evitar comer alimentos ácidos ou condimentados enquanto a afta não tiver desaparecido, como limão, kiwi ou tomate, por exemplo, e fazer bochechos com um antisséptico bucal todos os dias. Fonte: tuasaude.com