Farmácia Agafarma. Sinta-se bem, sinta-se em casa

Destaques

Saiba por que caminhar faz bem à saúde

Caminhar é uma das atividades físicas mais democráticas que existe. Ela não exige habilidade, é barata, pode ser feita praticamente a qualquer hora do dia, não tem restrição de idade e, se a pessoa tiver uma esteira, pode ser feita dentro de casa. Seus efeitos são rápidos e perceptíveis. Para os iniciantes, dez minutos diários de caminhada já produzem resultados visíveis em pouco tempo.

A atividade traz inúmeros benefícios ao corpo e à mente. Ela reduz a pressão arterial e, consequentemente, melhora a circulação e protege contra derrames e infartos; ajuda no combate a osteoporose; diminui a sonolência; e ainda previne e ajuda a controlar a diabete e a diminuir o colesterol.
Caminhar mantém o peso em equilíbrio e emagrece. Mesmo horas depois do exercício, a pessoa continua a emagrecer devido à aceleração do metabolismo causada pelo aumento na circulação, respiração e atividade muscular. E quem caminha ainda sente menos vontade de comer doces e frituras.

O cérebro também é beneficiado pela atividade, que aumenta seus circuitos e reduz os riscos de problemas de memória e de atenção. A atividade afasta a depressão, já que enquanto caminhamos, nosso corpo libera uma quantidade maior de endorfina, hormônio responsável pela sensação de alegria e relaxamento.

Dicas para caminhar:
– Use tênis e roupas leves para praticar o exercício;
– Alongue-se antes e depois de caminhar;
– Hidrate-se antes, durante e depois do exercício;
– Prefira caminhar em horários do dia com temperatura mais amena;
É importante lembrar que antes de iniciar qualquer atividade física, é necessário consultar um médico e fazer exames clínicos. Fonte: www.sesc.sistemafecomerciodf.com.br