Farmácia Agafarma. Sinta-se bem, sinta-se em casa

Destaques

Psoríase: o que é, quais os sintomas e tratamentos

A Psoríase é uma doença da pele que atinge cerca de 3% da população mundial. A falta de informações sobre a doença faz com que ela seja confundida com outros tipos de patologias da pele, do cabelo e das unhas, como alergias, caspa e micoses. A causa da Psoríase ainda é desconhecida, mas sabe-se que ela pode ter relação com o sistema imunológico, com o meio ambiente e também a fatores genéticos. A Psoríase é uma doença cíclica, ou seja, seus sintomas aparecem e desaparecem periodicamente.

Acredita-se que a psoríase se desenvolve quando as células responsáveis pela defesa do organismo começam a atacar as células da pele. Com isso, inicia-se então respostas imunológicas que incluem dilatação dos vasos sanguíneos da pele e produção de glóbulos brancos para combater a infecção. Com o ataque as células da pele, a produção das mesmas aumenta, fazendo com que haja uma rápida evolução no seu ciclo, o que causa grande produção de escamas devido à imaturidade das células.

Esse ciclo faz com que ambas as células mortas não consigam ser eliminadas de maneira eficiente, formando manchas espessas e escamosas na pele. Normalmente esta cadeia só é quebrada com tratamento.

 

SINTOMAS

Os sintomas da Psoríase variam de paciente para paciente, conforme o tipo da doença, mas alguns são mais comum como:

– Manchas vermelhas com escamas secas esbranquiçadas ou prateadas

– Pequenas manchas escalonadas

– Coceira, queimação e dor no corpo

– Pele ressecada e rachada, às vezes, com sangramento

– Unhas grossas ou com caroços

– Rigidez e inchaço nas articulações

Nos casos graves de Psoríase, a doença pode ser dolorosa e provocar problemas que impactam diretamente na qualidade de vida e na autoestima da pessoa. O ideal é sempre procurar tratamento o quanto antes, e é importante ressaltar que a doença não é contagiosa, não sendo necessário evitar o contato pessoal. Um médico dermatologista irá lhe diagnosticar corretamente sobre a Psoríase.

 

TRATAMENTO

O tratamento varia de acordo com o grau da doença, e é extremamente importante para manter uma qualidade de vida satisfatória. Nos casos mais leves da doença, hidratar a pele, aplicar medicamentos indicados pelo seu dermatologista apenas nas regiões das lesões e ter uma exposição diária moderada ao sol são suficientes para melhorar o quadro clínico e promover o desaparecimento dos sintomas.

Nos casos moderados, quando as medidas acima não surtirem efeito, o tratamento com exposição à luz ultravioleta A e PUVAterapia faz-se necessário. Já em casos graves, é necessário iniciar tratamentos com medicação via oral ou injetáveis. Além disso, manter sempre uma alimentação balanceada e praticar exercícios físicos regularmente auxiliam na melhora e até no desaparecimento dos sintomas.

Em todos os casos consulte seu médico para lhe indicar qual o melhor tratamento para o seu caso. Em alguns casos críticos, o acompanhamento psicológico é indicado pela doença causar impacto significativo na autoestima do paciente.

De forma alguma interrompa o tratamento prescrito sem autorização do médico. Esta atitude pode piorar e agravar a situação.