Farmácia Agafarma. Sinta-se bem, sinta-se em casa

Destaques

Previna-se do câncer de pele

Com a chegada do verão e o aumento da exposição solar, estar atento aos cuidados com a pele é imprescindível. Não se preocupar com a pele, principalmente nesta época do ano, pode trazer problemas de saúde. O câncer de pele é o tipo de câncer que mais afeta a população no Brasil: representa 33% dentre todos os tipos, e segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), aproximadamente 180 mil novos casos são registrados por ano.

A doença é provocada pelo crescimento anormal e descontrolado das células que compõem a pele. Tanto pessoas de pele clara, quanto pessoas de pele escura podem desenvolver o câncer. Em casos de pacientes diagnosticados, os familiares devem se submeter a exames regularmente, ainda mais quando são parentes de primeiro grau, em que o risco aumenta.

Os sintomas são fáceis de identificar: pode ser uma ferida de aparência brilhante, avermelhada, castanha, rósea ou multicolorida e que sangra facilmente; ou uma pinta preta ou castanha que muda de cor, textura e tamanho; se surgir uma mancha que não cicatriza, continua crescendo, coça e sangra. Em todos esses casos e outros suspeitos, procure um dermatologista, que é o profissional habilitado para tratar do câncer de pele. Os sintomas acima não significam, necessariamente, a existência da doença. Consulte sempre seu médico.

Dicas para cuidar da sua pele no verão:

• Evite exposição solar e permaneça na sombra entre às 10h e 16h;

• Use filtros solares diariamente, e não somente em horários de lazer ou diversão. Verifique o fator indicado para seu tipo de pele. Aplique 30 minutos antes de se expor ao sol. Reaplique o produto a cada duas horas ou menos, nas atividades de lazer ao ar livre;

• Para proteger seu rosto, utilize um protetor facial específico para sua pele, conforme orientação médica;

• Observe sua pele à procura de pintas ou manchas suspeitas. Em caso positivo, procure um especialista. Sempre que possível, consulte um dermatologista para um exame completo;

• Use chapéus ou bonés;

• Para manter sua pele saudável, hidrate-se com Pós-Sol Renagge Solar Agafarma.