Farmácia Agafarma. Sinta-se bem, sinta-se em casa

Destaques

Os 10 Alimentos que Ajudam a Flora Intestinal

Os alimentos que ajudam a flora intestinal são uma boa escolha para manter a saúde em dia. A flora intestinal nada mais é que um grupo de bactérias que vivem no intestino para auxiliar em vários processos, como a digestão.
Em seu intestino habitam 4 milhões de micro-organismos, principalmente as bactérias que são benéficas para sua saúde. A diarreia, a acidez, o excesso de fibra e alguns medicamentos podem diminuir a quantidade dessas bactérias que seu corpo precisa. A boa notícia é que existem muitos alimentos que ajudam a regenerar sua flora intestinal.
Estes micro-organismos encontram-se a partir da boca até o final do intestino grosso, onde diversas funções como defesa contra infecções, contribuem para a geração de vitamina K e ajudam a digestão. Quando não funciona muito bem, o intestino resulta em muito incômodo e desconforto, e são muitas as pessoas que acabam sofrendo com esta situação, já que passam a desenvolver disfunção intestinal. Desta forma, para combate ou prevenir este problema e fazer com que a flora intestinal funcione corretamente é preciso que você adote hábitos mais saudáveis, iniciando pela alimentação.
Confira alimentos que ajudam a flora intestinal.
1. Nozes: as Nozes são uma excelente fonte de manganês e em zinco, tais nutrientes atuam na reparação da mucosa intestinal.
2. Alho e a Cebola: estes alimentos possuem uma substância conhecida como cisteína, a qual é um ótimo oxidante.
3. Iogurtes com Probióticos: os alimentos probióticos são ótimos estimulantes da multiplicação das boas bactérias do intestino e há os quais aumentam a capacidade de absorção de nutrientes.
4. Chocolate Amargo: o chocolate quando é puro e de boa qualidade, este alimento pode conter mais probióticos do que produtos lácteos.
5. Frutas Cítricas: as Frutas cítricas são uma boa escolha para a flora intestinal, tais como limão, laranja, tangerina, acerola e outras que ajudam a proteger contra o câncer e auxiliam na produção de colágeno.
6. Alcachofras: a alcachofras é potente probiótico, o que significa que contém nutrientes não digeríveis que ajudam a alimentar o crescimento de bactérias benéficas no seu sistema digestivo. Pense neles como uma refeição saudável para as bactérias úteis em seu intestino.
7. Microalgas: as microalgas são alimentos encontrados nos oceanos, como a Spirulina, Chlorella e as algas azuis ou verdes. Estes probióticos demonstraram um aumento no número de lactobacilos e bifidobactérias no intestino.
8. Soja: a soja auxilia na reconstrução do tecido epitelial de revestimento do intestino.
9. Ovo: a gema do ovo é uma excelente fonte de Ácido Pantotênico que, juntamente com o ácido ascórbico, atuam na produção de colágeno – muito benéfico para a flora intestinal.
10. Castanha-do-Pará: a castanha-do-pará é um alimento rico em Selênio, um antioxidante que atua na reparação da mucosa com danos.
Você pode perceber que para manter a flora intestinal funcionando corretamente é preciso se alimentar saudavelmente, então, reveja sua dieta e mude seus hábitos alimentares, para que, assim, você evite problema em sua saúde e principalmente intestinal.
Excesso de gases, rinite, diarreia e indigestão podem ser sinais de que sua flora intestinal esteja precisando de cuidados. Então, lembre-se de consumir os alimentos que ajudam a regulá-la.

Fonte: www.saudedica.com.br – com adaptações