Farmácia Agafarma. Sinta-se bem, sinta-se em casa

Destaques

Obesidade

shutterstock_187634345

A obesidade é uma doença séria que atinge uma grande parcela da população brasileira. Em qualquer sinal de sobrepeso ou obesidade, procure um especialista para lhe ajudar no tratamento.
Abaixo separamos algumas informações importantes e dicas para ajudar no combate a obesidade:

– A obesidade é caracterizada pelo acúmulo de gordura corporal e é diagnosticada em muitos casos através do cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC). Esse cálculo é feito da seguinte maneira: divide-se o peso (em Kg) do paciente pela sua altura (em metros) elevada ao quadrado. O resultado apontará se a pessoa sobre ou não de obesidade. Índice entre 18,5 e 24,9 é considerado normal. Já o índice entre 25,0 e 29,9 aponta sobrepeso, e acima desse número a pessoa é considerada obesa.

– Hipertensão, doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2, artrose, pedra na vesícula, artrite, cansaço, refluxo esofágico, tumores de intestino e de vesícula e depressão são doenças que pessoas obesas possuem mais facilidade em adquirir

– A prevenção contra a obesidade passa pela conscientização da importância de uma alimentação saudável e adequada, e de atividade física regular. O estilo de vida sedentário e a má alimentação precipitam o aumento do número de pessoas obesas, em todas as faixas etárias.

– A obesidade é uma das principais causas de morte evitáveis em todo o mundo, e é considerada um dos mais graves problemas de saúde pública do século XXI de acordo com as autoridades da área da saúde.

– Dados do IBGE apontam que uma em cada três crianças entre 5 e 9 anos está acima do peso ideal. Resolver cedo este problema é fundamental, pois cerca de 80% das crianças que permanecem com sobrepeso na adolescência mantêm essa condição na vida adulta. Além do forte risco de problemas de saúde, os problemas psicológicos e emocionais também são um desafio para essas crianças. Problemas de convívio social pode fazer com que a criança fique depressiva e comece a se isolar. Essa situação é agravada pelo sedentarismo das novas gerações criadas na frente da TV, smartphones, tablets e vídeo games.

obesidade_agafarma

– A obesidade pode ser causada pelo patrimônio genético da pessoa, maus hábitos alimentares ou disfunções endócrinas. Por isso, na hora de pensar em emagrecer, procure um especialista.