Farmácia Agafarma. Sinta-se bem, sinta-se em casa

Destaques

Identifique o estilo de sua pisada e descubra o calçado ideal para o seu conforto

Conhecer o tipo de sua pisada pode ser um primeiro passo para render mais nos exercícios físicos e evitar lesões. Já parou para pensar que o jeito com que você pisa influencia diretamente a sua disposição e o seu rendimento em tarefas cotidianas ou ainda em práticas esportivas? O gerente da Academia Alternativa, de Porto Alegre, Rodrigo Dias, explica que o estilo da pisada pode ter influência também na nossa saúde e que é preciso estar atento a qualquer desconforto.

A pisada poderá influenciar com maior frequência o atleta corredor, por este estar mais propício à lesão pelo alto nível e intensidade de treinamento. Mas, não só o atleta, como também pessoas que não praticam atividades físicas podem ter desconforto na sua pisada ? alerta.

Para evitar que a sua pisada possa trazer problemas de saúde, Dias dá alguns conselhos.

  • É essencial que, além da escolha correta do calçado, seja trabalhado um reforço muscular específico com um educador físico e também seja feito um acompanhamento com um Ortopedista ? esclarece.

Segundo Dias, é essencial conhecer a sua pisada para que você compre o tipo ideal de calçado para o seu pé.

  • O tipo de pisada poderá influenciar na escolha do calçado, pois não podemos escolher o calçado pela marca ou beleza e sim pela funcionalidade. Atualmente, algumas lojas utilizam um aparelho específico para determinar qual o tipo de calçado mais indicado para cada pessoa ? diz.

Segundo o profissional, no entanto, não é possível mudar o tipo de pisada.

  • Por mais que tentássemos forçar para outro tipo de pisada, automaticamente voltaríamos a pisar da maneira habitual. Pois este comportamento já faz parte da nossa estrutura corporal ? explica.

Contudo, é possível e extremamente comum nas academias trabalhar para evitar lesões de acordo com o tipo de pisada.

  • Existem exercícios e alongamentos específicos para cada tipo de pisada, para segurança do aluno, um profissional de Educação Física, especializado em corrida, é o profissional indicado e apto a prescrever esses exercícios ? afirma.

Dias explica que há três tipos diferentes de pisadas: a pronada, a neutra e a supinada

Pronada: Uma pessoa tem a pisada pronada quando, ao pisar, toca o solo com a parte externa do calcanhar e em seguida, rola o pé excessivamente para dentro. A pisada pronada, portanto, acusa um pé excessivamente para dentro. O formato da planta do pé tem pouca ou nenhuma curvatura. Os pronadores devem usar um tipo de tênis que normalmente possui a parte interna da entressola mais dura e/ou reforçada. Isso para restringir a mobilidade medial excessiva e dar estabilidade para a pisada.

Neutra: A pisada neutra começa no lado externo do calcanhar e movimenta o pé ligeiramente para dentro. Ela é consequência de uma planta com um arco que vai até a metade da altura do pé. O tipo de tênis mais adequado é o que apresenta um bom sistema de amortecimento de impacto.

Supinada: A pisada supinada é aquela que iniciam a pisada na borda externa do calcanhar e esta continua na mesma linha. A pisada supinada, ou para fora, é o tipo mais raro e o mais danoso. Neste caso, o arco da planta do pé fica extremamente elevado e apenas a linha externa do pé toca o chão. Esse formato faz com que o pé aterrisse de forma rígida no solo, distribuindo muito mal o impacto gerado pelas passadas. Por isso, o supinador precisa usar um tênis com entressola dotada de um eficiente sistema de absorção de impacto, que amorteça consideravelmente suas passadas.

Descubra seu tipo de pisada

Para descobrir qual é o seu tipo de pisada de uma maneira simples, faça um teste conhecido como o teste do pé molhado. Borrife água na sola do pé e pise em uma toalha de papel ou numa folha de papel sulfite. Compare com as descrições acima e você irá conhecer o tipo da sua pisada.

Fonte: Zero Hora