Farmácia Agafarma. Sinta-se bem, sinta-se em casa

Destaques

Corrija sua postura e evite problemas de coluna

Depois de duas horas em frente ao computador, recomenda-se uma pausa

Já é rotina para quem trabalha em frente ao computador. São oito horas diárias, ou mais, intercaladas apenas com intervalos curtos para buscar um lanche, ir ao banheiro ou almoçar. Muitas vezes, em uma posição desconfortável ou incorreta.

No fim do dia o corpo reclama por meio de dores que podem passar pelas pernas, braços, cabeça e coluna, a mais castigada nessa história.

A recompensa por uma carga pesada de trabalho em frente ao computador pode não ser das mais agradáveis. Como explica a fisioterapeuta Élida dos Santos, os principais problemas de saúde são lombalgias, ciatalgias, lombociatalgias, dores de cabeça, cervicalgias, cervicobraquialgias, escolioses, cifoses, hiperlordoses, entre outras.

Grande parte do público que frequenta os consultórios, clínicas e ambulatórios de fisioterapia são pessoas, pacientes, que têm dores, desvios, falta de mobilidade no corpo devido a postura incorreta ? alerta Élida.

Como não podemos abrir mão do trabalho, muito menos do computador, é preciso estar atento a algumas dicas para evitar problemas futuros.

Recomenda-se no máximo duas horas sentado na frente do computador. Após este tempo é bom fazer uma pausa, uma parada de 15 minutos para movimentar o corpo, alongar a cervical e os membros superiores, orienta a fisioterapeuta.

Frequentemente as pessoas se referem a dores nos braços, pernas, na cabeça, ou sensibilidade alterada, como por exemplo, ardência, queimação, sensação de gelado em alguma região do corpo. Esses sintomas de dores e/ou alterações de sensibilidade, são irradiadas da compressão nervosa que a musculatura em volta da coluna e a própria coluna fazem, devido ao mau posicionamento que o corpo sofre ao longo do dia, meses e anos.

Algumas pessoas já possuem pré-disposição a terem desvios na coluna. Essas doenças ocorrem devido a más formações na coluna ou em algum outro órgão, que pode causar o desvio.

No entanto, segundo a fisioterapeuta, na maioria dos casos, os problemas da coluna são causados pela falta de cuidados com a postura no decorrer da vida. E não só no trabalho que é preciso observar a postura correta. Horas na frente do computador em casa, em uma cadeira inadequada ou em uma posição desconfortável também pode acarretar dores.

Fonte: Zero Hora