Farmácia Agafarma. Sinta-se bem, sinta-se em casa

Destaques

Conheça as cinco frutas que mais promovem a saciedade e reduzem a fome

Algumas frutas promovem a sensação de saciedade e podem reduzir o apetite por até duas horas. Isto é possível, pois suas cascas apresentam fibras solúveis. Estas fibras são responsáveis por promover a sensação de saciedade. Ao caírem no estômago, elas absorvem água formando uma espécie de gel que aumenta o tamanho do bolo alimentar. Este gel faz com que o açúcar presente nas frutas seja liberado de forma bem lenta no sangue, reduzindo o apetite.
O gel formado pela presença da fibra solúvel também retarda o esvaziamento do alimento no estômago. Essa reação libera para o cérebro o sinal de satisfeito, ajudando a reduzir a compulsão alimentar, ou seja, a vontade de comer mesmo quando a fome já foi saciada. Esse efeito é quase imediato. Rapidamente sentimos o estômago mais cheio durante a refeição rica em fibras, onde se traduz um alerta para comer menos. As cinco frutas que promovem maior saciedade são:

>>Banana: apresenta uma grande quantidade de fibras solúveis, que no estômago absorvem água e formam uma espécie de gel aumentando a saciedade.

>>Abacate: promove saciedade pela presença de fibras e devido ao seu maior teor lipídica, porém toda a gordura presente na fruta é extremamente saudável.

>>Maçã: apresenta uma boa concentração de fibras solúveis que irão agir no aumento da saciedade. Porém existem relatos que a maçã aumenta o apetite. Estudos comprovam uma explicação para isso no ácido málico, uma substância presente na maçã que é capaz de estimular o gatilho da fome no cérebro. Logo, quando comemos uma maçã sentimos fome imediatamente.

>>Pêra: também apresenta uma gama de fibras solúveis importantes, levando o açúcar de forma gradual para a corrente sanguínea, retardando então o apetite.

>>Goiaba: é rica em um tipo de fibra chamada pectina, que favorece a sensação de saciedade, diminuindo naturalmente a fome. As fibras solúveis ajudam a balancear a alimentação e devem estar presentes em todas as refeições do dia. Fonte: globoesporte.globo.com/nutricao