Farmácia Agafarma. Sinta-se bem, sinta-se em casa

Destaques

Câncer de Próstata

O câncer de próstata, como o próprio nome diz, é um câncer que se localiza na próstata, glândula localizada abaixo da bexiga e que envolve a uretra, canal que liga a bexiga ao orifício externo do pênis. Assim como muitos outros tipos de câncer, o câncer de próstata é um tipo de câncer que se desenvolve lentamente na maioria dos casos e é a terceira principal causa de morte entre os homens no Brasil.

Homens acima de 45 anos são os mais atingidos pelo câncer de próstata, e as chances de cura são maiores se o diagnóstico for no estágio inicial. Se identificado já em estágio avançado, o risco de morte do paciente se torna alto. Portanto, o diagnóstico precoce é fundamental no controle e cura da doença.

O histórico familiar é um dos principais fatores de risco para um homem ter câncer de próstata. Um homem cujo pai ou tio tiveram o câncer possui o dobro de risco para desenvolver a doença do que a população em geral. O risco aumenta para os homens que têm um irmão com a doença. Se o paciente tiver mais de um parente afetado pela doença e tiver menos de 65 anos, o risco aumenta de 6 a 11 vezes. Homens com parentes de primeiro grau com câncer de próstata diagnosticados com menos de 55 anos podem ser portadores de câncer de próstata hereditário (menos de 2% dos casos).

Outros fatores de risco envolvem má alimentação, sedentarismo e obesidade, taxas de estrogênio, etnia (negros têm maior incidência, enquanto descendentes asiáticos apresentam menor) e nível de poluição ambiental (como contato com derivados de borracha e substâncias como ferro, cromo, chumbo e cádmio).

O diagnóstico da doença é através do exame de toque renal. Esse exame não mostra se o paciente possui o câncer de próstata, ele apenas sugere a necessidade ou não de realizar outros exames. A partir disso, faz-se um exame de sangue para ver a dosagem de uma proteína do sangue (PSA), e então diagnosticar o câncer de próstata.

O câncer de próstata mata milhares de homens todos os anos apenas por ser um tabu. Não deixe mais isso acontecer. Faça o exame. Escolha pela vida. Prevenir é o melhor remédio.

Novembro Azul Agafarma.