Farmácia Agafarma. Sinta-se bem, sinta-se em casa

Destaques

Bebê com cólica? Saiba o que fazer.

Este assunto interessa principalmente às mamães e aos papais de primeira viagem. As cólicas são comuns até os primeiros três meses de vida da criança. Os bebês choram, se contorcem e sofrem de dor, tudo porque o sistema gastrointestinal e o nervoso central, que controla as funções dos movimentos intestinais, ainda estão em processo de formação. As paredes do intestino se contraem e relaxam muitas vezes causando gases e, consequentemente, as cólicas.
Confira algumas dicas para evitar o problema:
– Na hora de amamentar deixe o bebê sempre inclinado. Quando o bebê engole ar, aumentam as cólicas. E não se esqueça de colocá-lo para arrotar depois de mamar.
– O intestino preso causa cólica. Portanto, observe se a criança está evacuando todos os dias. Se não, fale com o pediatra.
– O movimento de bicicletinha pode ajudar. Estique as perninhas dele e dobre-as com movimentos alternados. Esse tipo de exercício ajuda nos movimentos peristálticos, a diminuir as cólicas e a deixar o intestino em dia.
– O leite materno é digerido mais facilmente pelo organismo do bebê, mas isso não significa que ele não vá apresentar cólicas. Se a criança começou a comer papinhas e as cólicas aumentaram, converse com o pediatra.
Se mesmo com toda precaução as cólicas aparecerem, coloque uma fralda morna – pode ser aquecida com o ferro ou com água – na barriga do bebê ou faça massagens na barriguinha dele com movimentos circulares em sentido horário.
O movimento da bicicletinha também ajuda a amenizar as dores, pois os gases podem ser liberados com o aumento dos movimentos peristálticos. Um banho quente em um ambiente a meia luz ajuda a acalmar o bebê.
Na hora da cólica, evite amamentar. A sucção estimula as contrações intestinais e pode piorar a situação.
As mamães que amamentam precisam tomar cuidado com a alimentação. É importante evitar os alimentos que aumentam os gases, como industrializados, repolho, feijão, brócolis, couve-flor, batata doce e ovos. Fonte: www.universojatoba.com.br