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A importância do ferro

O ferro é um nutriente importante para o organismo, pois é ele o responsável pelo transporte de oxigênio por todo o corpo. Além disso, o nutriente ajuda na produção de energia, crescimento e replicação de células. Mas, apesar de sua importância, é comum a falta de ferro em alguns casos, o que pode gerar sintomas como fraqueza, falta de apetite ou cansaço.
Outro fator importante é que o ferro pode prevenir ou curar a anemia, que é causada também pela falta do nutriente no sangue. Também age na manutenção do sistema imunológico, responsável por garantir a defesa do organismo em relação a vírus ou bactérias e consequentes doenças. Por fim, os alimentos fontes de ferro contribuem na produção de colágeno e elastina, que cuidam da saúde da pele das pessoas.
É necessário mencionar que há dois tipos desse nutriente: o ferro heme – encontrado nos alimentos de origem animal, em que sua absorção é maior (cerca de 20% do ferro consumido). E o ferro não-heme – presente nos alimentos de origem vegetal, que, por sua vez, não são tão bem absorvidos (cerca de 10%). Neste caso, o ideal é que os alimentos com fonte de ferro não-heme sejam consumidos com vitamina C, pois juntos absorvem melhor.
Recomenda-se a consumo de alimentos ricos em ferro durante a infância e, principalmente, durante o período de gestação. O nutriente contribui para o aprendizado da criança, reduz o risco de morte maternal no parto e pós-parto, melhora a resistência à infecções e é fundamental para um crescimento saudável.
Confira alimentos ricos em ferro:

Carnes vermelhas e brancas;
Feijão, ervilha e lentilha;
Agrião, rúcula, brócolis e couve;
Cereais;
Frutas secas;
Gema de ovo;
Pães de cevada e soja;
Beterraba;
Salsa;
Nozes e amêndoas.

Dica para aumentar a absorção do nutriente:
Antes de consumir cereais e grãos, deixe-os de molho na água por oito horas. Isso reduz o teor de ácido nesses alimentos, que prejudica a absorção de ferro.